Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"SACOLIX" VISITOU A ESCOLA

 O mascote do Programa Recicla Jaraguá está sendo apresentado em cada escola do município. Hoje foi apresentado à EMEF Adelino Francener.

"O Programa tem motivos para comemorar. Em julho, a iniciativa arrecadou 407 toneladas de material reciclado com um número menor de cargas.  Com isso, Jaraguá do Sul passou a ser a cidade catarinense que mais recicla no Estado". Assim explicou o Prefeito Dieter Janssen para os alunos da escola. O prefeito estava acompanhado do presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Leocádio Neves e Silva e da Denise da Silva Ribeiro, Coordenadora do Fujama.
"Lixo que não é recolhido vai para os rios, mares e para baixo da terra. O lixo que a cidade produz é transportado em grandes caminhões serra acima para as proximidades da cidade de Mafra e ali são enterrados, ficando por séculos até se decomporem. Um terço deste lixo pode ser reciclado e transformado em coisas úteis novamente sem precisar ir para o lixão. Mas depende de vocês alunos e de seus pais para separar em sacos e assim serem reaproveitados". disse o prefeito.






 O Prefeito distribuiu cartilhas com informações de como fazer corretamente a separação do lixo


O autor do nome do mascote "Sacolix", Victor Alves foi apresentado. Aluno da EMEF Adelino Francener, ganhou o concurso para escolha do nome no ano passado. 










O saco ecológico verde serve para o acondicionamento de todos os tipos de materiais recicláveis, mas é preciso observar alguns cuidados: lavar as embalagens de alimentos, remover os resíduos e deixá-las secar. Qualquer tipo de contaminante inviabiliza o aproveitamento. Outro cuidado necessário envolve a questão da segurança, especialmente com materiais cortantes. Estes devem ser embalados cuidadosamente antes de serem colocados no saco e, sempre que possível, identificados. Quando o saco estiver cheio, basta colocá-lo na frente da sua residência para a coleta seletiva. O óleo de cozinha também deve ser acondicionado; neste caso, recomendam-se garrafas plásticas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DIA DA FAMILIA NA ESCOLA

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
                                                       e    
                                                                    Entrega de Boletins

                                                       Aconteceu no dia 16 de agosto de 2015







A Escola foi preparada para receber famílias

















Os pais foram chegando. . .
Durante o dia puderam "passear" pela escola, ver os trabalhos de seus filhos, se sentir em casa.








Nesta sala ficou passando filme em forma de slides com fotos dos alunos desde o início do ano.



E nesta, os professores receberam os pais para passar o boletim, conversar sobre seus filhos, elogiar e buscar apoio deles.








E houve uma dinâmica envolvendo pais e professores,com objetivo de se conhecerem melhor, ouvirem pontos de vista da outra parte sobre educação, vida melhor, emprego, família, relacionamento humano, etc.
Todos participaram ativamente.
Inclusive os professores puderam conhecer um pouco das dificuldades dos pais, assim como compartilhar com eles suas preocupações. No final, todos, um a um, quiseram se expressar de como foi bom estar ali neste momento, esperando que ocasiões como esta se repitam na escola.
A escola considerou como um momento histórico, ocasião em que se deu um passo importante para a interação plena entre escola e comunidade.

Foi um trabalho em parceria com o Posto de Saúde Rosivaldo de Farias do Bairro Boa Vista, conduzido pelo Psicólogo Jeovane Gomes de Faria com auxílio da Vanessa Rech Ranghetti, da Dra. Janina Gwadera e do Nelson Curica que registrou este importante evento.