Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"SACOLIX" VISITOU A ESCOLA

 O mascote do Programa Recicla Jaraguá está sendo apresentado em cada escola do município. Hoje foi apresentado à EMEF Adelino Francener.

"O Programa tem motivos para comemorar. Em julho, a iniciativa arrecadou 407 toneladas de material reciclado com um número menor de cargas.  Com isso, Jaraguá do Sul passou a ser a cidade catarinense que mais recicla no Estado". Assim explicou o Prefeito Dieter Janssen para os alunos da escola. O prefeito estava acompanhado do presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Leocádio Neves e Silva e da Denise da Silva Ribeiro, Coordenadora do Fujama.
"Lixo que não é recolhido vai para os rios, mares e para baixo da terra. O lixo que a cidade produz é transportado em grandes caminhões serra acima para as proximidades da cidade de Mafra e ali são enterrados, ficando por séculos até se decomporem. Um terço deste lixo pode ser reciclado e transformado em coisas úteis novamente sem precisar ir para o lixão. Mas depende de vocês alunos e de seus pais para separar em sacos e assim serem reaproveitados". disse o prefeito.






 O Prefeito distribuiu cartilhas com informações de como fazer corretamente a separação do lixo


O autor do nome do mascote "Sacolix", Victor Alves foi apresentado. Aluno da EMEF Adelino Francener, ganhou o concurso para escolha do nome no ano passado. 










O saco ecológico verde serve para o acondicionamento de todos os tipos de materiais recicláveis, mas é preciso observar alguns cuidados: lavar as embalagens de alimentos, remover os resíduos e deixá-las secar. Qualquer tipo de contaminante inviabiliza o aproveitamento. Outro cuidado necessário envolve a questão da segurança, especialmente com materiais cortantes. Estes devem ser embalados cuidadosamente antes de serem colocados no saco e, sempre que possível, identificados. Quando o saco estiver cheio, basta colocá-lo na frente da sua residência para a coleta seletiva. O óleo de cozinha também deve ser acondicionado; neste caso, recomendam-se garrafas plásticas.

Nenhum comentário: